quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Culinária!

Não sei se é porque estou com fome... mas andei pesquisando o que vamos comer por lá.
Dizem por aí que a culinária amazonense é a que mais preservou suas origens, sendo a mais indígena das cozinhas brasileiras. E a base dessa culinária são os peixes e as pimentas (já que os índios não conheciam o sal).
Então, acho que enquanto estiver perto do rio Amazonas iremos comer os peixes típicos da região: tucunaré, jaraqui, pirarucu e tambaqui. Andei pesquisando e acho que experimentar algum desses com cupuaçu será uma boa opção.
Em Manaus talvez comer tambaqui recheada com farinha de macaxeira, acompanhada de um suco de cajá...
Em Ponta das Pedras, uma praia às margens do rio Tapajós, localizada em Santarém, vamos comer o famoso “Charutinho”, um pequeno peixe semelhante à sardinha.
"Charutinho" acima... e a Praia de Ponta das Pedras abaixo....  
 
 Pesquisando vi também que eles comem muito a carne de caça! O que é isso? Eles comem jacaré (até aí tudo bem, porque já comi em Bonito), pato, marreco e tartaruga.... Será que vou comer isso? Bom se eu não comer pelo menos vou poder comer mandioca.... que é muito bom e muito apreciada naquela região!
 
Pesquisando muito por aqui! E olhando o mapa.... e vendo alternativas... e cada vez mais coisas na cabeça.... que o tempo passe rápido agora... mas lentamente durante a viagem!
 
 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O processo é lento....

Andando a passos de tartaruga vou montando a moto que que me levará nestas férias, tenho pouco mais de uma semana para terminar.
A situação no trabalho não melhorou, aliás piorou, como profetizou Murphy, aquele das leis infalíveis. isso quer dizer que hoje cheguei tarde e não pude fazer nada na moto nem nos planos. Afinal estou alimentando o blog! ehehehehe



Já temos balança e roda traseira montados.

protetor de alforge e suporte do bauleto também estão no lugar.

Vamos que vamos! Clóvis e Sara, encontrar-lhe-eis na Chapada dos Guimarães, com a XRE ou sem ela!!

As idéias vão surgindo.

Novamente postando pra desabafar a tensão.
Conforme os dias vão passando, a partida chegando, o coração teima em bater cada vez mais forte. A ansiedade é indisfarçável e o tempo teima em não passar.
Preocupado com a volta, visto que a ida é praticamente hermética, estamos pensando em visitar a Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, cidade de Carolina. As opções de chegar até lá são apenas duas, uma pela Transamazônica e outra vindo de Belém, pela 010. A primeira opção vai depender do moral da tropa quando estivermos saindo de Alter do Chão. Se estivermos bem, faremos os mais de 1000 km até Carolina pela Transamazônica e outras estradas, ou então mantemos a navegação até Belém e descemos pela 010 até Carolina. Mas isto não é prioridade e deve ser analisado no local. Como sempre, o inusitado e o inesperado nos acompanharão.
As motos estão prontinhas, lavadas, reapertadas, lubrificadas. Falta apenas trocar os pneus, que resolvi comprar Mitas E07 pra ambas as motos, a Lander e a XT225. Não gosto dos Mitas por serem muito duros, mas minha experiência com eles se limita a motos grandes, então não posso opinar com exatidão quanto ao seu uso nestas pequeninas. Todos os aventureiros afirmam que não vou me arrepender e que os únicos capazes de ir e voltar em boas condições são os Mitas. Alem do que são mais apropriados pra terra que vamos enfrentar.
Minha preocupação então se resume a chuvas, que espero não nos peguem na BR 319.
Com estas divagações, me despeço por hoje, com esperança e desejo que o tempo corra bastante até o dia 7 de setembro.
Abraços.
Clóvis.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Sem novidades.

Estou postando hoje, só pra desabafar. Afinal, adrenalina demais tem que ser expelida. Infelizmente a vida é estranha, quando queremos que o tempo passe, mais ele reluta em correr. Mas não tem outro jeito, esperar a hora é tudo que podemos fazer.
As bagagens estão definidas, as motos prontas, o astral lá em cima e a adrenalina beeeeem lá em cima.
O Célio sumiu, não deu mais notícias, não sei se a moto dele está pronta.
De qualquer forma, parto dia 7 de setembro bem cedo e devo rodar até Jataí Goiás. Vai ser  dureza fazer estes quilômetros até Humaitá em motos tão pequenas, mas espero ter a paciência necessária.
Até o fim de semana coloco as motos na garagem juntas. A Lander tenho usado pra ir ao sítio diáriamente e já estou acostumado com ela, e no momento ela está lá. Vou trazer pra fazer o teste dos alforges laterais que vão levar a gasolina necessária pra atravessar a Rodovia Fantasma, a lendária BR 319.
Um amigo esteve por lá estes dias e me falou que as pontes estão "encabeçadas", que o movimento até a cidadezinha de Realidade está maior que um ano atras e que já tem um posto de gasolina lá, então são apenas pouco mais de 500 km sem abastecimento.
E vamos ao que interessa, um vídeo que quero compartilhar com vocês:
http://www.youtube.com/watch?v=pB0KcLIg9Sk

Bom pra passar o tempo.
Abraços e até mais.

domingo, 12 de agosto de 2012

Fechando o Roteiro

Agora sim, fechamos o roteiro. Tudo memorizado, nada anotado. Vamos como sempre, ao sabor do vento. De certo, só a direção: BR319. O resto vai ser bônus.
Aí estão os estudiosos das cartas:


Enquanto isso, na capital das decisões, o Célio continua procurando a chave de meia polegada. 
Clóvis.

sábado, 11 de agosto de 2012

Revisão da XRE300 - continuando...

Continuando a revisão.
Sempre falam de algumas marcas de moto que não têm peças de reposição, que demoram para chegar etc. Com as minhas Kawasaki  nunca tive problemas, achava tudo o que queria, o máximo da dificuldade era ligar para a Motoracer em SP. Agora com a XRE da Honda, achei que seria moleza, desmontar, verificar o que precisa, passar na concessionária mais próxima, comprar tudo e voltar com uma sacola cheia de coisas e um final de semana inteiro de diversão. Engano! Itens básicos de revisão como guarda-pó e retentores dos eixos das rodas não existem nas concessionárias. Cabo de embreagem, também não....deslizador da corrente, ah, também não, kit relação Gold...estoque zero...e por ai vai. E posso pedir? "Pode, mas a Honda está de recesso e depois que eles voltarem leva 20 dias." Incrível, a maior industria de motocicletas do país com essa logística e disponibilidade, dá para imaginar? Ou será que é porque estou fora do eixo e aqui no Centro-Oeste a Honda não é tão forte assim? 
Voltando à revisão, sem as devidas e necessárias peças, algumas coisas caminharam:

Sanfonas nas bengalas. O objetivo não é proteger as bengalas, mas sim, dispersar a água que sobe pelas mesmas e acaba entre o capacete e o pescoço do piloto. Mais um defeito/característica desse incrível projeto da Honda ;)

Saiu!! Nada que um novo jogo de soquetes com uma chave 22mm não resolva.

Problema. Alguém esticou demais a corrente e esta desgastou todo o slider e também tirou material da balança.

Terei que retificar essa rebarba para o guarda-pó assentar no seu devido lugar.

Eu sei que o blog é da viagem, mas para mim o começo da viagem é esse. Espero por o trem para rodar até a próxima semana e ver se tudo ficou no lugar. Com o que sobrar de peças eu farei um robô!!!


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Oportuno.

Um amigo postou em uma lista de discussões, me fez recordar muitas coisas. Mesmo sem ter consciência, ensinei isto pros meus filhos.

Não Sei
Cora Coralina

Não sei... se a vida é curta ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais,
                                   Mas que seja intensa, verdadeira, pura... Enquanto durar",

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Nós, os vadios.

Quando paro pra pensar quase não acredito. Ano passado furaram duas viagens minhas e neste ano estava em uma, apareceu esta outra. Fiquei balançado, porque não poderia dispensar a companhia da Sara de jeito nenhum, afinal não é sempre que ela está disponível. Mas desta vez foi diferente, ela me convidou: Vamos sair de moto? Falei: claro! pra onde vamos? Imaginei que ela ia dizer algo como "vamos passar um fim de semana em Brotas", mas engano, ela mandou à queima bucha: Vamos percorrer a BR319, a Rodovia Fantasma.
Pronto, minha cabeça foi a mil, também pudera -  tenho procurado conforto e tranquilidade. Agora o convite era pra radicalizar e eu, 60tão, vou partir pra doidêra total. Mas como não sou de arregar, só perguntei se íamos sós, e ela já tinha a resposta : Vamos com o Célio Benatto.
Foi o golpe final, como declinar de um convite desses? O Célio é um cara nota 10, adoraria rodar com ele.
De resto, foi observar o planejamento (eu mesmo não planejo nada), dizer sim a cada pergunta e mergulhar neste ciclone de idéias de corpo e alma.
Então, somos:
Sara Larrabure: (29) XT225

Célio Benatto: (41) XR 300
Clovis Larrabure : (60) Lander

E mais algum doido que pode nos dar o prazer da companhia a qualquer momento.      Por enquanto somos uma Arquiteta, um (o que fará o Benatto?) e um desocupado. Acho que está de bom tamanho, né???

As duas motos que partirão de Franca pra se encontrar com a terceira em Chapada dos Guimarães já estão prontas, devidamente paramentadas pro passeio, e a terceira, desmontada ainda, mas quase pronta.
Devemos partir no dia 7 de Setembro de madrugada, tendo como objetivo a cidade de Jatái-GO e no dia seguinte, Chapada dos Guimarães. 
Adrenalina já a mil, é contar os minutos, os mais longos minutos da minha vida. 
Vou postar no Youtube um vídeo da viagem (sentido inverso) pela 319 que o amigo Paulinho Turuna fez nesta época só que ano passado. É um monte de pequenos trechos que recortei das filmagens dele. Acho que dá pra ter uma idéia de como é o trecho, se não estiver chovendo. Ajudem a rezar para isto.
O link para o filme é http://youtu.be/YeduMOipQE4 e coloquei como não listado porque ele no momento está fazendo a Estrada do Estanho e não pedi permissão. Fica pros que estão acompanhando o blog até o aval dele. Se estiver assim, por lá, vai ser mamão com açúcar.



domingo, 5 de agosto de 2012

Preparação da XRE

Hoje tomei coragem e iniciei a desmontagem da XRE. Serão montados pneus novos e uma nova relação. Além disso, muita graxa nova nos rolamentos. Sou assim, prefiro eu mesmo desmontar e montar. Se precisar fazer manutenção na estrada já sei onde fica cada parafuso e os truques para facilitar o processo.


Estava inteira quando comecei...

Sempre falta uma chave para continuar, amanhã eu compro uma chave de biela 21 e arranco essa balança!

Continuando, a roda dianteira foi moleza.

As duas rodas prontas para alinhamento e receber novos pneus.

Muito plástico!

Preparando o caminho para remover as bengalas e instalar as sanfonas.

Por hoje é isso, só organizar a bagunça que ficou!

Preparativos....

A cada dia que passa ficou mais ansiosa....

Aproveite o final de semana pra comprar algumas coisas que faltavam.... entre elas o que iremos comer nos três dias da BR-319.... e lá vai:


E a filmadora que comprei chegou! Uma Kodak Playsport Zx5....


 Agora falta comprar o suporte dela pra moto... pq a memória de 32Gb já comprei também!!!!

Vamos que vamos!

Sara